O que devo fazer para morar na Itália? Saiba agora!

10/10/20 18:56 - Atualizado a 8 meses

Motivos para querer morar na Itália não faltam, esse país europeu tem um patrimônio histórico e cultural rico, além de oferecer excelente qualidade de vida.

Mas, apenas querer não é suficiente, é preciso se informar sobre documentação, vistos e custos antes de fazer as malas. Portanto, se você procura informações confiáveis sobre como morar na Itália legalmente, está no lugar certo! Confira tudo na sequência.

Saiba mais sobre a Certidão de Óbito Cidadania Italiana!

Como morar na Itália?

De forma resumida, os passos nos quais deve-se seguir de a fim de ir morar na Itália são:

  • Providenciar a documentação necessária (cidadania italiana ou visto);
  • Se preparar financeiramente;
  • Aprender italiano (básico no mínimo).

Portanto, não é tão simples assim. Primeiramente, você precisa obter a cidadania italiana ou alguma autorização temporária, veja mais a seguir.

Tipos de vistos para morar na Itália

Pessoas nas quais têm cidadania europeia não precisam de autorização a fim de morar, trabalhar e estudar livremente na Itália. Inclusive, muitos brasileiros têm direito à cidadania italiana através de herança, onde é transmitida por antepassados, sem limite de gerações. Portanto, vale a pena conferir se você pode obter a cidadania europeia, pois isso vai trazer uma série de benefícios e evitar muita burocracia. Contudo, quem não tem cidadania italiana ou europeia precisa tirar um visto e morar legalmente na Itália. Os principais tipos de visto dessa finalidade são:

  • De estudo;
  • De trabalho subordinado;
  • Por unificação familiar;
  • De residência eletiva.

Sendo assim, vamos vê-los com mais detalhes a seguir e dessa forma morar legalmente na Itália.

morar na itália

Visto de estudo

De modo a tirar essa autorização e morar na Itália, é necessário comprovar a matrícula na instituição onde os estudos serão realizados. Igualmente, é necessário comprovar que o estudante tem meios financeiros a fim de se manter durante todo o curso e contratar um seguro saúde.

Visto de trabalho subordinado

Trata-se de uma autorização de trabalho concedida a profissionais contratados por empresas italianas. Do mesmo modo, se um funcionário for transferido para a sede italiana da empresa da qual faz parte, poderá solicitar essa autorização.

Visto por unificação familiar

Ele é concedido a pessoas nas quais ingressam na Itália com a intenção de se reunir a familiares onde já vivem legalmente no país. Portanto, pode ser solicitado por pais, filhos e conjugues de residentes na Itália, desde que os laços familiares tenham comprovação.

Visto de residência eletiva

É destinado a pessoas nas quais desejam morar na Itália, porém sem exercer atividade econômica remunerada. Ou seja, é destinado a quem tem condições de morar no país sem trabalhar, já tendo uma renda fixa garantida. Sendo assim, é necessário comprovar a situação econômica a fim de obter essa autorização de residência.

Onde tirar o visto?

Primeiramente, todos os vistos devem ser solicitados ainda no Brasil, no consulado italiano responsável pela região onde o requerente mora. Contudo, em geral, é necessário agendar uma data no consulado de modo a realizar a solicitação. Lembrando, em primeiro lugar, a pessoa deve conferir se preenche os requisitos de modo a obter a autorização. Igualmente é recomendável conferir junto ao consulado a lista de documentos obrigatórios, a fim de providenciar tudo antes de fazer a solicitação.

Permissão de Residência (Permesso di Soggiorno)

Mesmo tendo a autorização, é preciso solicitar uma permissão de residência (Permesso di Soggiorno), em no máximo oito dias após entrar na Itália. Portanto, a permissão de residência é obrigatória a fim de morar legalmente no país. A solicitação deve ser feita em uma agência da Poste Italiane, instituição similar aos Correios no Brasil.

Custo de vida de morar na Itália

Já vimos é recomendável fazer um planejamento financeiro ao decidir morar na Itália. Pois, além dos gastos ao providenciar a documentação e os custos da viagem, o ideal é ter uma reserva de dinheiro para pelo menos seis meses. Sendo assim, o custo de vida de morar na Itália, como em outras partes do mundo, varia conforme a região.

De modo geral, podemos dizer que quanto mais populosa a cidade, maior é o custo de vida, assim como a dificuldade de alugar algum imóvel. De modo a ter uma noção, em Roma, o aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa em torno de 908 €. Porém, o mesmo imóvel fora do centro sairia cerca de 641 € ao mês, esses dados são do site Numbeo.

Precisa saber italiano para morar na Itália?

Sim, sem dúvida, é importante dominar o idioma a fim de morar no país. Sendo assim, é recomendável ter pelo menos um nível básico de italiano antes da mudança, pelo menos o suficiente de modo a se comunicar no dia a dia. Inclusive, na Itália há instituições onde oferecem cursos gratuitos ou de baixo custo aos estrangeiros nos quais precisam aperfeiçoar o italiano. Agora você já sabe como é possível morar na Itália. O artigo valeu a pena? Compartilhe!

Documentos para Cidadania Italiana!

Conteúdos relacionados à este

Saiba o que fazer para estudar na Itália!

Saiba o que fazer para estudar na Itália!

Estudar na Itália permite desfrutar de lugares incríveis no país europeu, adquirir fluência em italiano e ainda ter um diferencial no currículo. Isso porque, além do patrimônio histórico e cultural riquíssimo, a Itália tem várias instituições de ensino renomadas. Quer...

ler mais
Saiba mais sobre a Certidão de Óbito Cidadania Italiana!

Saiba mais sobre a Certidão de Óbito Cidadania Italiana!

Certidão de óbito cidadania italiana é um assunto no qual costuma gerar dúvidas entre aqueles nos quais pretendem solicitar o reconhecimento. Neste artigo veremos a função da certidão de óbito do antepassado italiano no processo e os demais requisitos de modo a obter...

ler mais
Documentos para Cidadania Italiana!

Documentos para Cidadania Italiana!

Primeiramente, caso queira ter sua cidadania italiana, é preciso saber todos os documentos necessários, continue lendo o nosso artigo e saiba quais são. Pois, explicaremos detalhadamente todos os documentos para Cidadania Italiana necessários para adquirir a sua...

ler mais

Deixe um comentário aqui