Saiba como solicitar Cidadania Italiana para netos!

04/10/20 16:38 - Atualizado a 8 meses

A solicitação de cidadania italiana para netos é um procedimento bem comum a quem quer naturalizar-se italiano. Pois, na Itália não possui um limite de gerações a fim de requisitar o requerimento da naturalização.

Dessa forma, muitas pessoas iniciaram o seu processo de cidadania, pois, hoje em dia, ter uma cidadania europeia garante muitas vantagens. Sendo assim, neste artigo iremos mencionar quem pode fazer esta solicitação, quais os documentos necessários, realizar o requerimento, além de prazo e preço.

Então, continue lendo a fim de saber todas as informações necessárias sobre a nacionalidade aos netos de italianos.

Como solicitar Cidadania Italiana por Casamento?

Quem pode solicitar cidadania Italiana para netos?

A solicitação de cidadania italiana é possível ser feita por qualquer indivíduo no qual possua ascendência italiana. No entanto, a fim de realizar este procedimento, é obrigatório que o cidadão monte sua árvore genealógica e comprove a descendência. Em seguida, é necessário ter em mãos os documentos requisitados.

Informações sobre a descendência

Logo após observar a sua genealogia, é preciso verificar todos os seus familiares nos quais te conectam com o seu parente italiano.

Homens na linha de descendência

Caso todos os familiares nos quais te conectam ao seu ente italiano sejam do sexo masculino, então você já pode solicitar a cidadania italiana para netos.

Mulheres na linha de descendência

Entretanto, se os familiares nos quais possuem relação com o ancestral italiano sejam, em sua maioria, mulheres, é preciso observar a data de nascimento delas. Dessa forma, se o ano de nascimento delas foi após 1948, já é possível solicitar a cidadania italiana para netos. No entanto, se elas nasceram anteriormente a 1948, o pedido necessitará ser feito de maneira judicial. Além disso, um dado importante é do seu parente de origem italiana não pode solicitar a cidadania brasileira. Pois, se ele fizer isso você não terá mais o direito da naturalização italiana.

Como fazer pedido de cidadania italiana para netos?

Para realizar o requerimento da cidadania italiana para netos, é necessário ir até o consulado italiano do seu estado. Contudo, é de extrema importância levar toda a documentação pedida. Sendo assim, não se esqueça de trazer nenhum documento. A seguir listaremos quais são os documentos necessários.

cidadania italiana para netos

Documentos necessários

Sendo assim, para realizar a solicitação de cidadania italiana para netos, é preciso juntar toda a documentação dos seus familiares. Dessa forma, conectando você a algum familiar ancestral da Itália. Sendo assim, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • Certificação Negativa de Naturalização;
  • Certidão de nascimento;
  • Declaração de óbito (quando preciso);
  • Registro de casamento.

Além disso, é importante lembrar, toda essa documentação precisa ser oficial e estar traduzida por um tradutor juramentado. Portanto, ainda é preciso ser apostilada segundo as regras da Apostila de Haia. Então, a fim de conseguir os documentos de forma mais rápida, pode-se recorrer ao cartório 24 horas pela internet ou algum próximo da sua casa.

Prazos da cidadania italiana para netos

O prazo de recebimento da conclusão do pedido de cidadania italiana para netos, segundo a lei, é de no máximo quatro anos. Porém, normalmente este prazo acaba não condizendo com a realidade. Pois, há indivíduos nos quais fizeram o requerimento de naturalização e estão há no mínimo dez anos aguardando a resposta. No entanto, temos que admitir, a solicitação da naturalização de um outro país exige muita burocracia, portanto, a demora é esperada.

Portanto, caso busque uma resposta com urgência vá esquecendo, pois, a espera pode ser bem longa. Sendo assim, a única coisa na qual pode-se fazer a fim da sua cidadania saia logo é entregar todos os documentos, assim, o processo não vai demorar ainda mais. Por isso, certifique-se de tudo estar como foi solicitado.

Custos da cidadania italiana para netos

O custo da taxa da solicitação da cidadania italiana para netos é de 300€. Em contrapartida, esse não será o único gasto no qual você terá, pois, será preciso obter o apostilamento e a tradução de toda a documentação requerida. Dessa forma, possivelmente, o total de gastos no qual você irá ter seja um valor ao redor de R$ 10 mil a fim de realizar a solicitação de naturalização italiana no Brasil.

Pode solicitar a cidadania italiana para netos na Itália?

Se você vive na Itália, o procedimento de cidadania aos netos se torna possível. Entretanto, para fazer isso, é preciso que um funcionário responsável por esse assunto visite a sua casa para realizar todas as verificações necessárias. Esperamos ter ajudado você que busca informações sobre a cidadania de netos de italianos.

Documentos para Cidadania Italiana!

Conteúdos relacionados à este

Saiba o que fazer para estudar na Itália!

Saiba o que fazer para estudar na Itália!

Estudar na Itália permite desfrutar de lugares incríveis no país europeu, adquirir fluência em italiano e ainda ter um diferencial no currículo. Isso porque, além do patrimônio histórico e cultural riquíssimo, a Itália tem várias instituições de ensino renomadas. Quer...

ler mais
O que devo fazer para morar na Itália? Saiba agora!

O que devo fazer para morar na Itália? Saiba agora!

Motivos para querer morar na Itália não faltam, esse país europeu tem um patrimônio histórico e cultural rico, além de oferecer excelente qualidade de vida. Mas, apenas querer não é suficiente, é preciso se informar sobre documentação, vistos e custos antes de fazer...

ler mais
Saiba mais sobre a Certidão de Óbito Cidadania Italiana!

Saiba mais sobre a Certidão de Óbito Cidadania Italiana!

Certidão de óbito cidadania italiana é um assunto no qual costuma gerar dúvidas entre aqueles nos quais pretendem solicitar o reconhecimento. Neste artigo veremos a função da certidão de óbito do antepassado italiano no processo e os demais requisitos de modo a obter...

ler mais

Deixe um comentário aqui