Saiba mais sobre a Certidão de Óbito Cidadania Italiana!

08/10/20 17:23 - Atualizado a 4 meses

Certidão de óbito cidadania italiana é um assunto no qual costuma gerar dúvidas entre aqueles nos quais pretendem solicitar o reconhecimento. Neste artigo veremos a função da certidão de óbito do antepassado italiano no processo e os demais requisitos de modo a obter a cidadania.

Cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos, portanto, têm a possibilidade de solicitar a dupla cidadania com a certidão de óbito. Isso porque não há limites de gerações a se obter a cidadania italiana por descendência. Saiba mais sobre a certidão de óbito Cidadania Italiana a seguir!

Documentos para Cidadania Italiana!

Certidão de óbito cidadania italiana

Antes de dar entrada em um processo de reconhecimento de cidadania italiana, o solicitante deve conferir os documentos nos quais devem ser apresentados. Então, vem a pergunta: a certidão de óbito Cidadania Italiana do antepassado italiano entra na lista? Portanto, de modo a responder a essa dúvida, precisamos falar da Circular K-28.

Circular K-28

A Circular K-28 (Circulare K-28) é um documento do Ministério do Interior da Itália no qual regulamenta o reconhecimento da cidadania italiana aos descendentes. Em vigor desde 1991, a Circular K-28 foi criada a fim de uniformizar o procedimento de reconhecimento de cidadania no país. Mas, o texto estabelece que não há limite de gerações de transmissão, ou seja, é um direito onde não prescreve.

Documentos para obter a cidadania italiana

A Circular K-28, os documentos de reconhecimento da cidadania são as seguintes certidões de:

  • Nascimento em inteiro teor do antepassado, emitida no seu município natal;
  • Nascimento em inteiro teor do requerente e de todos os seus descendentes em linha direta do antepassado (e suas traduções oficiais, se for o caso);
  • Casamento em inteiro teor do antecessor e tradução oficial ao italiano, se o casamento ocorreu fora da Itália;
  • Casamento em inteiro teor dos descendentes em linha direta do antepassado (incluindo os pais do solicitante);
  • Negativa de Naturalização do antepassado, acompanhada da tradução oficial ao italiano;
  • De que os antepassados em linha direta jamais renunciaram à cidadania italiana, emitida pela autoridade consular italiana;
  • Certificado de residência.

Portanto, note, a certidão de óbito do antepassado não está listada, porém, isso sequer significa que o documento não seja necessário. A certidão de óbito passou a ser exigida a fim de evitar fraudes envolvendo o uso de documentos falsos nos processos de obtenção da cidadania italiana. Portanto, essa é a função da certidão de óbito, dificultar a ocorrência de fraudes na obtenção da cidadania.

Afinal, as certidões de nascimento e casamento já comprovam a filiação do solicitante. Então, sim, a certidão de óbito é necessária a fim de se obter a cidadania italiana. Pois, a certidão de óbito pode ser solicitada através de um processo administrativo, realizado por um consulado da Itália ou comune.

certidão de óbito cidadania italiana

Quem tem direito à cidadania italiana com Certidão de Óbito?

Conforme mencionado, a cidadania italiana por descendência (jure sanguinis) não tem limite de gerações. Sendo assim, a princípio, todo descendente direto de italianos tem direito ao reconhecimento. Entretanto, a fim de obter a cidadania é preciso apresentar todos os documentos solicitados de modo a comprovar a ascendência italiana. Sendo assim, também certificar a linha de transmissão jamais tenha sido interrompida. Portanto, caso seu parente italiano tenha falecido, basta ter a certidão de óbito;

Como solicitar a cidadania italiana com certidão de óbito?

Antes de fazer a solicitação, o descendente deve se certificar de que possui o direito ao reconhecimento da cidadania. Dessa forma, verificando também, se poderá apresentar todos os documentos necessários no processo. A cidadania pode ser solicitada no Brasil, no consulado italiano responsável pela região onde o requerente mora, ou direto na Itália.

Fazer a solicitação no Brasil tem um custo menor, porém, o tempo de conclusão costuma ser longo. Mas, a solicitação feita diretamente na Itália costuma ter um tempo de resposta menor, mas, exige um investimento muito maior. Veja agora o passo a passo para solicitar a cidadania italiana no Brasil:

  1. Protocolar o requerimento da cidadania italiana e entrar na fila de espera do consulado;
  2. Aguardar a convocação do consulado (monitorar pelo número de protocolo);
  3. Providenciar as certidões e montagem do processo antes da convocação;
  4. Se apresentar ao consulado e entregar a documentação, seguindo todas as exigências vigentes;
  5. Aguardar o parecer da análise das certidões;
  6. Se o processo for deferido, agendar o atendimento para obter o passaporte italiano.

Se a solicitação for feita diretamente na Itália, o requerente deverá primeiro decidir se vai fazer o processo por conta própria ou contratar uma assessoria. Como vimos, a certidão de óbito é necessária para obtenção da cidadania italiana, mesmo se sua exigência não esteja prevista na Circular K-28.

A fim de obter mais informações sobre a Circular K-28 e outras exigências da cidadania italiana, pode-se acessar o site do Ministério do Interior da Itália. Portanto, a função da certidão de óbito é aumentar a segurança em relação a fraudes. Sendo assim, o artigo tirou suas dúvidas sobre a certidão de óbito cidadania italiana? Compartilhe!

Saiba como solicitar Cidadania Italiana para netos!

Conteúdos relacionados à este

Saiba o que fazer para estudar na Itália!

Saiba o que fazer para estudar na Itália!

Estudar na Itália permite desfrutar de lugares incríveis no país europeu, adquirir fluência em italiano e ainda ter um diferencial no currículo. Isso porque, além do patrimônio histórico e cultural riquíssimo, a Itália tem várias instituições de ensino renomadas. Quer...

ler mais
O que devo fazer para morar na Itália? Saiba agora!

O que devo fazer para morar na Itália? Saiba agora!

Motivos para querer morar na Itália não faltam, esse país europeu tem um patrimônio histórico e cultural rico, além de oferecer excelente qualidade de vida. Mas, apenas querer não é suficiente, é preciso se informar sobre documentação, vistos e custos antes de fazer...

ler mais
Documentos para Cidadania Italiana!

Documentos para Cidadania Italiana!

Primeiramente, caso queira ter sua cidadania italiana, é preciso saber todos os documentos necessários, continue lendo o nosso artigo e saiba quais são. Pois, explicaremos detalhadamente todos os documentos para Cidadania Italiana necessários para adquirir a sua...

ler mais

Deixe um comentário aqui