Primeiramente, caso queira ter sua cidadania italiana, é preciso saber todos os documentos necessários, continue lendo o nosso artigo e saiba quais são.
Pois, explicaremos detalhadamente todos os documentos para Cidadania Italiana necessários para adquirir a sua cidadania italiana e quem pode solicitá-la e quem não tem o direito.
Cidadania Italiana: Quem pode solicitar?
Hoje em dia se tornou muito comum pedir a cidadania de algum país da Europa, pois, dessa forma você consegue um outro passaporte. Sendo assim, terá todos os mesmos direitos de uma pessoa na qual nasceu lá. Ou seja, poderá residir e trabalhar livremente em qualquer país da União Europeia. Sendo assim, no Brasil há muitas pessoas têm o direito à cidadania italiana, pois, existem muitos descendentes de italianos no país.
Pois, estima-se que 15% da população brasileira esteja apta a ter essa cidadania. Então, a fim de conseguir a cidadania italiana só basta ter um familiar nascido na Itália ou tenha se casado um cidadão italiano. No entanto, é preciso separar todos os documentos necessários a fim de comprovarem esse parentesco no qual mencionaremos a seguir.
Documentos para Cidadania Italiana
Em primeiro lugar, é preciso preencher o formulário de requerimento da cidadania italiana. Esse formulário está disponível no site do Consulado Geral Italiano do Brasil, no qual atende os estados de SP, MT, MS, RO e AC. Além disso, também é necessário preencher a ficha de cadastro e esses dois papéis precisam estar com a sua assinatura.
Entretanto, se você não puder comparecer na convocação, é possível delegar um parente através de uma procuração. Ela não precisa ser reconhecida em cartório, no entanto, ela deve estar assinada e com todos os dados do requerente. Mas, é preciso comparecer no dia marcado da entrevista, caso não tenha como ir, peça a algum familiar ir no seu lugar.
Pois, caso deixe de comparecer, perderá a oportunidade e deverá entrar na fila de espera mais uma vez. Portanto, jamais perca o dia e leve documentos corretos da cidadania italiana de modo a não haver nenhum problema no pedido. Além disso, junto aos documentos, você precisará já ter pago a taxa em torno de 300 euros e anexar o comprovante. Dito isso, veja a seguir qual é a documentação completa.
Documentos para Cidadania Italiana por parentesco
A fim de conseguir tirar a sua cidadania italiana, deve-se reunir os seguintes documentos do seu familiar:
- Certidão de nascimento original: caso ele seja mais velho ou já falecido, pode-se levar a certidão de batismo original da Paróquia e assinado pelo Pároco por parte da Cúria Episcopal;
- Certidão negativa de naturalização do seu parente italiano: para emiti-la é preciso ir ao site do Ministério da Justiça e apostilá-la;
- Se o familiar ainda for vivo, poderá levar também a Carteira de Identidade de Estrangeiros (RNE);
- Caso o parente tenha morado em outro país além da Itália e do Brasil, será necessário apresentar a Certidão Negativa/Positiva de Naturalização desse país no qual ele residiu;
- Certidão de Casamento e de Óbito do familiar devidamente traduzida e com apostila: entretanto, se ele contraiu matrimônio na Itália, então a tradução sequer será necessária;
- Por último, é preciso reunir todos os documentos dos descendentes desse parente italiano, todos em segunda via, com apostila e devidamente traduzidos.
No caso da certidão negativa de naturalização do parente italiano, ainda, é preciso estar com todas as informações do familiar da Itália. Sendo assim, é necessário traduzir todos os documentos para o italiano, esse trabalho precisa ser feito por um tradutor juramentado.
Documentos para Cidadania Italiana referentes ao requerente
Os documentos da pessoa na qual está requisitando são os seguintes:
- Formulário do pedido;
- Ficha de cadastro;
- Cópia do passaporte válido ou RG;
- Comprovante de residência;
- Todas as certidões brasileiras de registro civil do requerente, com apostila e traduzido para o italiano.
Portanto, junto a esses documentos, basta iniciar o processo de requisição da cidadania italiana.
Cidadania italiana: quem não tem direito?
Anteriormente explicamos quem possui o direito à cidadania italiana e quais são os documentos necessários a fim de requisitá-la. Entretanto, caso o parente tenha feito algo mencionado abaixo, automaticamente perderá o direito de solicitá-la. Então, preste atenção e veja se o seu familiar da Itália:
- Abriu mão da cidadania italiana ao imigrar: caso isso tenha ocorrido antes do nascimento do filho, a cidadania italiana não poderá mais ser transmitida;
- Se o parente for do sexo feminino e tiver nascido até janeiro de 1948, também deixará de ter direito à cidadania italiana.
Portanto, com esses documentos você vai conseguir ter sua cidadania italiana, faça agora mesmo sua requisição!